Mais um japonês na pista

Mais uma japonês na pista: depois da Honda, Toyota prepara entrada no TCR através de estrutura oficial.

A temporada 2022 deverá ter uma novidade nas categorias TCR espalhadas pelo mundo: a chegada dos Toyota Corolla Sedan TCR.

Através do seu braço oficial de competições, a Gazoo Racing, o modelo japonês fez seu primeiro testes no final de 2021 no autódromo argentino Oscar Calabén em Córdoba.



Quem estreou na pista o modelo foi o presidente da Toyota Argentina e CEO Gazoo Racing América Latina, Daniel Herrero. Na sequência, o piloto local Matías Rossi, com vasta experiência em carros de turismo, participando atualmente da Stock Car e campeão da Super TC 2000 fez o check-down do novo carro.

Os tempos de pista não foram divulgados durante os testes realizados entre 15 e 20 de dezembro, porém todos saíram extremamente satisfeitos e otimistas com a chegada da marca. Mais um japonês na pista é aguardado, podendo ser essa a terceira marca, depois da Honda e Subaru (que não participa ainda da versão sulamericana).

“A entrada da Toyota é um marco para o TCR do mundo inteiro. Afinal de contas, temos a Honda participando há muito tempo, e a Toyota se torna a terceira marca japonesa, depois de Honda e Subaru, a entrar no mundo do TCR”, diz Maurício Slaviero, promotor do TCR South America no Brasil. “É uma marca que está em competição no mundo inteiro, o que mostra o prestígio que o TCR tem, e mais ainda o TCR Sul-Americano, sendo que é a Toyota Gazoo da Argentina quem está desenvolvendo esses carros. Então, mostra o quanto a Toyota acredita no TCR Sul-Americano e o quanto ela tem certeza de que a categoria será um sucesso absoluto” completou o brasileiro também envolvido com a eTCR (competição mundial na mesma linha, utilizando modelos elétricos).

Na estreia da divisão Sulamericana da competição, a Honda sagrou-se campeã entre as equipes através do time brasileiro W2 ProGP e com o piloto espanhol Pepe Oriola. Além da equipe brasileira, os agentinos da Squadra Martino também utilizaram os modelos Honda Civic Type R TCR.

Ainda não foi oficializada a entrada da Toyota em 2022, porém acredita-se que é questão de tempo. Alguns times já negociam com a marca e o anúncio oficial dos times que utilizarão os Toyota Corolla nesse ano ainda deverá ser anunciado muito em breve.

Confira algumas fotos do shake-down do Toyota Corolla no Autódromo Oscar Calaben em Córdoba (Agentina) entre os dias 15 e 20 de dezembro de 2021:

Toda a cobertura da TCR mundial você acompanha pelo site da VG3 além de nossas redes sociais.