ABT anuncia dupla vencedora do Dakar

ABT anuncia dupla vencedora do Dakar na temporada 2 do Extreme-E; dupla dividirá carro da equipe alemã no campeonato off-road elétrico.

A equipe alemã ABT Cupra XE confirmou sua dupla de pilotos para a temporada 2 do Extreme-E, que terá início nos dias 19 e 20 de fevereiro na Arábia Saudita.



Com grande experiência e vitórias no Dakar, o mais famoso e perigoso rally do mundo, o tetra-campeão Nasser Al-Attiyah se junta à campeã de 2001 Jutta Kleinschmidt na luta de conquistar o campeonato off-road elétrico.

Kleinschmidt correu pelo time em 2021 na etapa inaugural da Extreme-E ao lado do piloto Mattias Ekström, onde conseguiram o 5º lugar no campeonato de equipes. Além disso, esse ano o time troca o carro e-CUPRA ABT XE1 pelo novo modelo CUPRA Tavascan XE, modelo fabricado na Espanha.

Com o seu exterior espetacular e luzes LED impressionantes, o modelo off-road oferece um design futurista. O segundo modelo puramente elétrico da CUPRA está a ser desenvolvido em Barcelona e tem lançamento previsto para 2024. O CUPRA Tavascan XE é mais sustentável do que o seu antecessor: as peças de fibra de linho da impressora 3D tornam o trabalho no automóvel ainda mais flexível e amigo do ambiente.



“Já estou animado e acredito que esta será uma grande experiência para mim. Extreme E é uma série emocionante com a ambição de contribuir para um futuro melhor. Estou orgulhoso de fazer parte da equipe agora. As expectativas são altas: com a experiência do ABT CUPRA XE e Jutta [Kleinschmidt] ao meu lado, estamos determinados a correr pelas vitórias. Mal posso esperar para sentar no carro e me divertir.”, comentou Nasser Al-Attiyah.

“No ano passado, criamos uma base sólida e lutamos por posições de frente. Este ano o desafio é ser ainda mais consistente na conquista de vitórias e troféus, e estamos prontos para isso. Ser capaz de compartilhar minha paixão pelas corridas off-road com uma equipe tão grande e agora uma estrela do Dakar como Nasser [Al-Attiyah] é uma motivação fantástica. Eu só quero começar a temporada.”, finalizou Jutta Kleinschmidt.



O recém-chegado Nasser Al-Attiyah teve grande sucesso, tornando-se Campeão Mundial de Rally de Produção de 2006, Campeão WRC-2 em 2014 e 2015, 16 vezes Campeão de Rally do Oriente Médio, quatro vezes vencedor da Copa do Mundo FIA para Cross -County Rallys e um quádruplo vencedor do Rally Dakar em 2011, 2015, 2019 e 2022. Suas quatro vitórias no Rally Dakar fazem dele o único piloto do Oriente Médio a vencê-lo mais de uma vez e o piloto de 51 anos será uma adição emocionante ao grid Extreme E.

Kleinschmidt fez sua primeira aparição no Rally Dakar na categoria moto em 1988, mas em 1994 ela mudou para quatro rodas. Três anos depois, ela se tornou a primeira mulher a vencer uma etapa e 1999 rendeu um terceiro lugar geral. Em 2001, ela escreveu seu nome nos livros de história como a primeira mulher a vencer o Rally Dakar. Outros dois pódios em 2002 e 2005 consolidaram seu lugar como a piloto feminina de maior sucesso na categoria até o momento.

Depois de terminar no pódio no Enel X Island X Prix e terminar regularmente entre os times mais rápidos do grid, o ABT CUPRA XE buscará aproveitar suas conquistas na 1ª temporada com sua nova formação de pilotos em busca de maior competitividade.