Corrida de patinete elétrico

Corrida de patinete elétrico: nasce a eSkootr, campeonato mundial de micromobilidade que terá abertura em maio na Inglaterra.

O conceito de micromobilidade se popularizou em 2019, quando o romeno especialista em tecnologia Horace Dediu utilizou essa palavra durante o Tech Festival de Copenhagen, na Dinamarca, quando se referia a meios de transporte com menos de 500kg e movidos a eletricidade.

eSkootr Championship, testes preparativos | foto: Divulgação/eSkootr



O termo ganhou força nas grandes cidades, com a chegada de bicicletas e patines elétricos, principalmente compartilhados (como os que foram introduzidos em São Paulo alguns anos atrás, mas que infelizmente foram retirados por não se adequarem a legislações municipais, talvez por mais má vontade do que realmente adequação).

Com a finalidade de divulgar ainda mais a micromobilidade, principalmente nos grandes centros que realmente não suportam mais veículos grandes, principalmente movidos a combustíveis fósseis, nasce o eSkootr Championship, uma campeonato de patinetes elétricos que chegam a uma velocidade superior a 100km/h.



Entre os idealizadores, Lucas Di Grassi, piloto brasileiro da Fórmula E, com passagens pela Fórmula 1, Mundial de Endurance (WEC), 24 Horas de Le Mans, Stock Car e muito mais.

O local da primeira corrida do eSkootr Championship e a data já foram definidos: Printworks London, localizado ao sul de Londres (Inglaterra) nos dias 13 e 14 de maio. O local icônico atualmente é uma casa noturna além de área de eventos, mas já foi uma antiga fábrica de impressão (Harmsworth Quays) de onde saíram jornais como Daily Mail e o Evening Standard até 2012.

Os 30 pilotos de diversas modalidades confirmados para a corrida de abertura da eSkootr Championship em Londres | foto: Divulgação/eSkootr

A pista especialmente desenhada para o campeonato terá cerca de 600 metros e o evento será aberto ao público – os ingressos já estão à venda.



30 pilotos, entre homens e mulheres já foram escolhidos para essa abertura, como o trio britânico : a ex-patinadora de velocidade Elise Christie, o medalhista de bronze no Campeonato Mundial de BMX, Tre Whyte e o medalhista de bronze no snowboard Billy Morgan.

Infelizmente nenhum brasileiro foi confirmado até o momento. Representante sulamericano, teremos a colombiana Maria Paula Mapis, pilota de motociclismo, terceira colocada no campeonatos latino-americanos e italianos feminino.

A transmissão acontecerá através das redes sociais da eSkootr Championship.



“Após quase dois anos de preparação, estamos a apenas a algumas semanas do início do nosso novo esporte, que começa na Printworks London. Estamos trabalhando duro para criar uma série de corridas que empolgue e envolva o público, mas também promova um propósito mais amplo. Sou um defensor apaixonado de maior sustentabilidade no automobilismo e mobilidade global, e tenho orgulho de dizer que a eSC é neutra em carbono desde o início. Usaremos nossas corridas para ajudar a avançar a tecnologia, a segurança e os regulamentos das e-scooters (ou patinetes elétricos) no dia a dia e criar um debate sobre a micromobilidade e seus benefícios para um transporte urbano mais sustentável e acessível. Mal podemos esperar para apresentar aos fãs o eSC e nossa incrível e diversificada linha de pilotos, e levá-los em nossa jornada.”, comentou o brasileiro Lucas Di Grassi.

Quer conhecer um pouco mais sobre o eSkootr Championship? Confira o vídeo preparado para organização da categoria:



Confira os nomes e nacionalidades dos 30 pilotos e pilotas confirmados para a etapa de abertura:

Aaron Guardado, Estados Unidos
Alexis Letellier, França
Ami Houde, Estados Unidos
Anish Shetty, Índia
Antoine Magalhães, França
Antonin Bernard, França
Aymard Vernay, França
Billy Morgan, Reino Unido
Chelsea Gowland, Reino Unido
Dakota Schuetz, Estados Unidos
Daniel Brooks, Reino Unido
Danny Skinner, Reino Unido
Elise Christie, Reino Unido
Jamiel Guerchadi, Suíça
Javi Espinosa, Espanha
Jordan Rand, Estados Unidos
Kilian Larhar, França
Lena Kemmer, Áustria
Marc Luna, Espanha
Maria Bellot Bernabe, Espanha
Maria Paula Mapis, Colômbia
Matis Neyroud, Suíça
Nancy van de Ven, Holanda
Nicci Daly, Irlanda
Roberta Ponziani, Itália
Roomet Saalik, Estônia
Sarah Cabrini, Itália
Sara Sanchez Tamayo, Espanha
Tre Whyte, Reino Unido
Wilfred Njuguna, Reino Unido