EXCLUSIVO: Irmãos Fittipaldi visitaram estande da SpeedMax e PneuStore e traçam planos para estarem na Indy em 2025
Enzo e Pietro Fittipaldi aproveitaram visita à Fenatran 2024 para falar um pouco dos planos a próxima temporada na Fórmuma Indy; RLL, Dale Coyne e Juncos podem estar no futuro dos irmãos.
Durante a Fenatran 2024 os irmãos Enzo e Pietro Fittipaldi estiveram presentes no estande da SpeedMax, marca de pneus pertencente ao mesmo grupo da loja virtual PneuStore que os patrocina.
Antes de atender ao público para fotos e testarem no simulador a sensação de pilotar um caminhão da Fórmula Truck calçado com os pneus SpeedMax, os irmãos contaram um pouco sobre os planos para 2025 de juntos disputarem a temporada na Fórmula Indy.
Com a carreira baseada em categoria europeias, Enzo foi destaque nas categorias de base como F4 Alemã e Italiana, Fórmula 3 e a chegada na Fórmula 2 onde alcançou duas vitórias além de fazer parte de dois grandes programas de desenvolvimento de times da Fórmula 1: Ferrari e Red Bull.
Restando apenas uma etapa para encerrar a temporada 2024 na F2 pela equipe Van Amersfoort Racing onde conquistou uma vitória na Feature Race em Jeddah (Arábia Saudita), Enzo mostra grande vontade de seguir os passos os irmão Pietro Fittipaldi e estar no grid da Fórmula Indy em 2025.
No dia 19 de novembro o brasileiro testará o carro da Arrow McLaren no Thermal Club na Califórnia, e mesmo que a equipe inglesa já tenha definido seu trio com Christian Lundgaard, Pato O´Ward e Nolan Siegel o brasileiro mostrar serviço e mostrar todo seu potencial para garantir um cockpit no próximo ano: “É uma categoria que eu e meu irmão sempre acompanhamos desde criança por causa do meu avô (Emerson Fittipaldi, vencedor de duas edições das 500 Milhas de Indianápolis e o título da temporada de 1989, além de inúmeras vitórias); é uma categoria muito competitiva e meu sonho é um dia poder ganhar as 500 Milhas de Indianápolis. Eu estou bem animado, e ter a chance de correr com meu irmão (Pietro) na mesma categoria, brigando por vitórias seria incrível, vamos pra cima”, comentou Enzo.
Pietro que foi piloto de desenvolvimento da equipe Haas na Fórmula 1 e chegou a estar no grid da equipe por duas corridas (Sakhir e Abu Dhabi) em 2020 substituindo Romain Grosjean após o acidente que o piloto sofreu durante o GP do Bahrein do mesmo ano.
O brasileiro que atualmente está com 28 anos de idade fez sua estreia na Fórmula Indy em 2018 realizando seis corridas pela Dale Coyne Racing, mesmo time que retornou em 2021 para a realização de mais três etapas entre elas a estreia nas 500 Milhas de Indianápolis. Em 2024, Pietro assinou contrato com a Rahal Lettermana Lanigan Racing (RLL) para disputar a temporada completa fechando o ano na 19ª colocação.
Para 2025, Pietro está negociando não apenas com seu atual time do ex-piloto Boby Rahal, mas também de olho nas vagas abertas: “Pontuei 25% a mais do que nosso carro na temporada anterior, mesmo sendo um ano muito difícil para o time que perdeu muitos mecânicos durante o ano. Foi um ano de aprendizado para todos, com muita gente nova, inclusive eu que só conhecia quatro das 16 pistas da temporada”.
O bom trabalho de Pietro junto a RLL Racing mantém o brasileiro em conversas para a temporada 2025 onde poucas vagas ainda estão em aberto. Juncos e Dale Coyne também possuem assentos livres e estão no radar do irmão Fittipaldi mais velho, inclusive também estão sendo analisadas para a estreia do caçula Enzo.
Caso os irmãos Fittipaldi estejam juntos na temporada 2025, uma nova tradição familiar será iniciada: na Fórmula Indy já estiveram lado a lado os irmãos Bobby e Al Unser. O avô Emerson e o primo Christian (filho de Wilson Fittipaldi Jr.) também alinharam juntos, além de Mario e Michel Andretti (pai e filho).
A temporada 2025 da Fórmula Indy terá início no dia 2 de março na Flórida, em São Petersburgo.
O jornalista Vitor Garcia esteve na Fenatran a convite da assessoria de imprensa da SpeedMax / PneuStore / Cantu