F1 estreará corrida sprint de classificação na Inglaterra
A história da Fórmula 1 será escrita em Silverstone, na Inglaterra, neste fim de semana, com a Pirelli como patrocinadora principal. Pela primeira vez, haverá uma corrida sprint de classificação no sábado para definir o grid de largada para o Grande Prêmio no domingo. Os pneus indicados são os mesmos do Grande Prêmio da Inglaterra do ano passado (que foi a primeira corrida de uma rodada dupla em Silverstone em 2020): C1 como P Zero Branco duro, C2 como P Zero Amarelo médio e C3 como P Zero Vermelho macio. Os compostos mais duros da gama P Zero da Fórmula 1 foram selecionados devido às famosas exigências do circuito, que colocam muita energia nos pneus.
As alocações são diferentes para os fins de semana que recebem uma corrida sprint de classificação. Haverá 12 conjuntos de pneus P Zero slick (em vez de 13): dois conjuntos de P Zero Branco duro, quatro conjuntos de P Zero Amarelo médio e seis conjuntos de P Zero Vermelho macio. Além disso, até seis conjuntos de Cinturato Verde intermediários e três conjuntos de Cinturato Azul para chuva.
Na classificação de sexta-feira, apenas o pneu macio pode ser usado, mas não haverá obrigação de começar o Grande Prêmio com o pneu com o qual o tempo mais rápido foi estabelecido no Q2. Na corrida sprint de classificação de sábado, os pilotos terão a liberdade de escolha dos pneus, sem parada obrigatória nos boxes. As regras de pneus para o Grande Prêmio de domingo permanecem inalteradas, exceto pelo fato de cada piloto ter a liberdade de escolher os pneus para a largada.
A nova construção dos pneus traseiros que foi testada durante os treinos livres na Áustria fará a sua estreia em corrida em Silverstone. Estes pneus, com uma estrutura mais robusta, mas sem peso extra e incorporando alguns dos elementos já previstos para os de 18 polegadas do próximo ano, serão utilizados a partir de agora até o fim da temporada.
CARACTERÍSTICAS DA PISTA
Silverstone é conhecido como um circuito de alta velocidade e alta energia. As famosas curvas Maggots e Becketts, em particular, impõem grandes forças aos pneus, causadas pelo pico de aceleração lateral superior a 5g enquanto os pilotos fazem as curvas sem tirar o pé do acelerador.
O Grande Prêmio da Inglaterra do ano passado foi vencido com uma estratégia médio/duro de parada única: a mesma tática escolhida por todos os três finalistas do pódio (embora Max Verstappen, em segundo, tenha feito uma parada tardia para pneus macios e conquistado o ponto extra pela volta mais rápida).
“Há muitas coisas novas pela frente durante o fim de semana de Silverstone: em primeiro lugar, a introdução da corrida sprint de classificação para a primeira das três corridas deste ano, que irá alterar completamente a dinâmica e o ritmo do fim de semana, além de ter um importante efeito na forma como os pneus são usados. Será fascinante ver as diferentes formas como as equipes interpretam estes novos regulamentos e os aproveitam ao máximo. Também estamos apresentando a nova construção de pneus traseiros que foi testada com sucesso na Áustria com feedback positivo. Quanto à Silverstone, continua a ser um dos maiores testes do ano para os pneus, graças a todas as suas curvas rápidas, o que significa que algum grau de gestão dos pneus é sempre essencial. Outro fator chave é, claro, o clima britânico, notoriamente variável nesta época do ano.”, comentou Mario Isola, gerente mundial de motorsport da Pirelli