Ex-F1, Vanwall está fora da abertura da temporada

Ex-F1, Vanwall está fora da abertura da temporada: equipe retornaria às pistas em 2022 mas atrasos no projeto indefiniram resstreia do time.

A Vanwall, time que esteve na Fórmula 1 entre 1954 e 1960, vencendo inclusive o campeonato de construtores em 1958 com Stiriling Moss e Tony Brooks, estrearia no Mundial de Endurance (FIA WEC) na temporada 2022, porém deve sua homologação negada. A marca originalmente criada por Tony Vandervell, hoje pertecendente a PMC GmbH.



Um protótipo LMDh está sendo construído em parceria com a equipe ByKolles, porém como não ficará pronto para estrear na abertura da temporada que acontece em Sebring (Estados Unidos) no dia 18 de março, a organização do campeonato (FIA/ACO) exige que todos os modelos da categoria Hypercars participem de todas as etapas.

O desejo do time seria estrear somente na Bélgica, nas 6h de Spa-Francochamps no dia 7 de maio, porém o pedido até o momento não foi aceito.

Collin Kolles, proprietário da ByKolles que está construído o protótipo Vanwall Vandervell LMH utilizá motor Gibson V8 – mesma empresa que entrega os motores para os protótipos LMP2 da categoria. Segundo informações do site Sportcar365, o atraso no projeto se deve a COVID-19.

A temporada 2022 do FIA WEC contará com 6 protótipos na categoria Hypercar: Toyota, Peugeot, Glickenhaus e Alpine que inclusive terá o brasileiro André Negrão no protótipo francês.

A equipe Penske estreará no campeoanto na categoria LMP2 com um protótipo Oreca 07-Gibson com o brasileiro Felipe Nasr a bordo do carro #5, tendo como companheiros o americano Dane Cameron e o francês Emmanuel Collard.

Confira fotos do projeto Vanwall Vandervell LMH-Gibson V8 desenvolvido pela ByKolles:

A lista completa dos carros e pilotos confirmados na temporada 2022 do FIA WEC você poderá acomapanhar clicando aqui.



O site da VG3 acompanha todas as principais informações do automobilismo mundial. Fique ligado na nossa cobertura e também nas nossas redes sociais.