Primeira mulher no TCR Sulamericano

Primeira mulher no TCR Sulamericano: a brasileira Bia Figueiredo testou no último final de semana o Audi RS3 LMS TCR da equipe Cobra Racing.

A brasileira Ana Beatriz Figueiredo, mas conhecida como Bia Figueiredo testou no último final de semana no Autódromo de Interlagos (SP) o Audi RS3 LMS TCR da equipe Cobra Racing que é comandada pelo experiente Nonô Figueiredo e tornou-se a primeira mulher a participar em um carro do cameponato sulamericano.



Aos 36 anos e com passagens por categorias como Fórmula 3 Sulamericana, Indy Lights, Fórmula Indy (com direito a quatro participações nas 500 Milhas de Indianápolis) e Stock Car, a pilota nascida em São Paulo testou o Audi #13 que em 2020 foi guiado por Rodrigo Baptista que sagrou-se vice-campeão da competição sulamericana.

Segundo o chefe da equipe Cobra Racing, o ex-piloto Nonô Figueireo com passagens pelo Campeonato Sulamericano de Superturismo (campeão), Vectra Challenge inglês (vice-campeão), BTCC, Stock Car e Brasileiro de Turismo (campeão), a brasileira ainda não está confirmada no time, mas não mostrou o desejo de tê-la na equipe.

“Este foi um convite do Nonô que veio em boa hora. É claro que quando se tem essa oportunidade, há interesses em comuns de fazer algo juntos. Conheço muito bem o Maurício Slaviero, que comanda essa categoria no Brasil. Desde que ele trouxe a TCR South America, a gente vem conversando para eu participar nela porque tenho muita vontade que esse projeto aconteça com o próprio Nonô e num Audi RS3. Mas desse primeiro teste a uma real efetivação tem um quebra-cabeça de acertos externos e um bom caminho pela frente. Mas gostaria muito de se tornar também a primeira mulher a correr nesta importante disputa sul-americana. Demorei um pouco para me adaptar ao carro, não estava acostumada aos carros de tração dianteira, isso levou um tempo para achar o melhor acerto junto a equipe para começar a virar bons tempos em Interlagos. Ser a primeira mulher em mais uma categoria mostra toda a minha luta para trazer igualdade entre homens e mulheres no automobilismo”, declarou Bia Figueiredo.



Bia Figueireo – Audi RS3 (Cobra Racing) | Foto: Humberto da Silva

A equipe Cobra Racing que além do vice-campeonato com Rodrigo Baptista, conquistou o campeonato de 2021 na categoria Troply com Adalberto Baptista, ainda não confirmou seus pilotos para a temporada 2022, mas segundo Nonô, o anúncio deverá ser divulgado no final do mês de janeiro.