Confusões marcam corrida 2 no Velocitta

Confusões marcam corrida 2 no Velocitta: carro parado na largada, resgate não acionado com carro de resgate na pista e SC sendo ultrapassado marcaram prova com dobradinha argentina.

A segunda corrida da etapa de abertura da temporada 2022 do TCR South America foi marcada por diversas confusões que tornaram a disputa mais curta, porém não menos emocionante.



O grid da segunda prova é marcado pela inversão dos dez primeiros colocados em relação ao classificatório de sábado; dessa forma, coube ao brasileiro Fabio Casagrande (Honda Civic Type R / Squadra Martino) a posição de honra no grid, tendo ao seu lado o argentino Franco Farina (Peugeot 308 / PMO Racing).

E foi justamente Fabina que protagonizou o primeiro problema: assim que a bandeira verde começou a passar ao fundo do grid, o argentino abriu a porta do seu Peugeot 308 indicando um problema no seu carro que o impediria de largar, na esperança que a largada fosse adiata.



A direção de prova realizou o procedimento de largada normalmente, e uma grande confução foi armada, não sendo pior devido aos brasileiros que largavam logo atrás de Farina, Bia Figueiredo (Audi RS3 LMS / Cobra Racing Team) e Pedro Aizza (Hyundai Elantra / Scuderia CJ) perceberem o problema e não movimentarem seus carros.

Ao fundo o vencedor da corrida 1, o brasileiro Raphael Reis (CUPRA Léon Competion / W2ProGP) e o argentino Juan Angel Rosso (Honda Civic Type R / Squadra Martino) se tocaram indo parar no gramado ao lado da pista.

Mesmo assim a corrida seguiu, com Casagrande mantendo a ponta, seguido por Adalberto Baptista (Audi RS3 LMS / Cobra Racing Team) e Antônio Junqueira (CUPRA Léon Competion / W2ProGP), Fabricio Pezzini (Lynk & Co. 03 / PMO Motorsport) e Gabriel Lusquiños (Honda Civic Type R / Crown Racing) até a bandeira amarela ser acionada em todo o circuito e a entrada do Safety Car para reunir o grupo.



Farina conseguiu colocar seu carro em movimento, alinhando atrás do pelotão, em 13º lugar, à frente de Reis e Rosso que também retornaram após o choque.

Relargada, com Cassagrande mantendo-se na ponta, seguido de perto por Pablo Otero (Peugeot 308 / PMO Racing) que assumiu a segunda colocação. Antes do final da primeira volta, Casagrande perde rendimento e é ultrapassado por Otero e Pezzini, sendo tocado por Junqueira que disputava posição com Lusquiños. Fabio Cassagrande ainda consegue retornar à pista, mas o CUPRA de Junqueira fica parado no meio da pista, o que seria o fim de prova do vencedor da corrida 1 na categoria Trophy.



Com o carro de resgate na pista para retirar o CUPRA parado, a direção de prova não sinaliza com bandeira amarela e o Safety Car, e o pelotão em disputa pela liderança chega até o ponto, causando novamente grande confusão, sendo os pilotos obrigados a desacelerarem e por muita sorte, nenhum acidente ocorrendo.

Pior para Otero que foi ultrapassado pela dupla da Lynk & Co. 03 / PMO Motorsport, com Pezzini assumindo a ponta, seguido por Sapag. A bandeira amarela só seria acionada aos carros passarem abrindo a 4ª volta, e o Safety Car perdendo o ponteiro da corrida, sendo obrigado a ultrapassar a todos os competidores. O posicionamento dos carros atrás do carro de segunraça também foi outro ponto confuso na prova, com os pilotos não compreendendo se as posições deveriam serem retornadas ao momento em que chegaram no carro de Junqueira parado, ou a partir de quando viram a bandeira amarela.

Ao final, as posições foram mantidas como estavam quando os carros encontraram o reboque retirando o CUPRA da pista, sendo Otero à frente, seguido de Pezzini e Lusquiños. Antes da relargada, Otero viu o Safety Car com as luzes apagadas e resolve ultrapassar o carro de segurança antes do mesmo sair da pista, fazendo uma ultrapassagem por fora e quase atingindo o veículo. O piloto desacelerou para ser novamente colocado em posição, logo atrás ao SC.



Na bandeira verde, Pezzini consegue superar Otero, assumindo a ponta, enquanto Sepag com o outro Lynk & Co. ultrapassa o Honda Civic de Gabriel Lusquiños.

Restando cerca de 2min30 para o fim da corrida (que terminou por tempo, devido a todas as paralisações), Sapag tenta ultapassar Otero e os dois escorregam, dando chance para o trio brasileiro que vinha logo atrás: Pedro Aizza (Hyundai Elantra / Scuderia CJ), Lusquiños e Reis que fazia uma corrida de recuperação; Sapag assumiu a segunda colocação.

Vitória de Pezzini (e melhor volta em 1min35s691 na volta 10), seguido por Sapag Reis – Otero que cruzou a linha de chegada na terceira colocação e formaria um pódio totalmente argentino penalizado em 20s devido a ultrapasagem sob os carros de Pezzini e Sapag, terminando a prova na 9ª colocação. Aizza também foi penalizado em 20s por falsa largada e terminou a prova na 10º lugar.



“Foi um fim de semana inesquecível, minha primeira vez correndo fora da Argentina. Foi uma corrida maluca, começando pela largada e pelas intervenções do safety-car. Foram poucas voltas em bandeira verde e consegui avançar quando pude. Dedico essa vitória a toda minha família, minha equipe e aos argentinos.”, comentou o vencedor, Fabricio Pezzini

Fabricio Pezzini, vencedor da corrida 2 no Velocitta | foto: Divulgação/TCR South America (Duda Bairros)

Depois da etapa do Velocitta, a liderança do campeonato é de Raphael Reis com 86 pontos, seguido por Pezzini (79), Sapag (58).

A próxima etapa acontece no Autódromo de Interlagos (SP) nos dias 30 de abril e 1º de maio, com uma grande novidade: corrida de duplas na categoria.



Confira a corrida 2 do Velocitta:



Confira o resultado da corrida 2:

1) #7 FABRICIO PEZZINI (ARG) - 14 voltas em 31:23.278
2) #33 MANUEL SAPAG (ARG) a 2.782
3) #77 RAPHAEL REIS (BRA) a 7.272
4) #22 GABRIEL LUSQUINOS (BRA) a 8.088
5) #87 FRANCO FARINA (ARG) a 8.698
6) #10 ADALBERTO BAPTISTA* (BRA) a 11.695
7) #37 GUILHERME REISCHL* (BRA) a 13.342
8) #34 FABIO CASAGRANDE* (BRA) a 17.749
9) #13 PABLO OTERO* (ARG) a 26.814
10) #35 PEDRO AIZZA (BRA) a 27.701
11) #84 FERNANDO CROCE (BRA) a 27.880
12) #3 BIA FIGUEIREDO (BRA) a 28.460

Não terminaram:
#61 ANTONIO JUNQUEIRA* (BRA) a 12 voltas
#26 JUAN ANGEL ROSSO (ARG) não largou
#44 ALESSANDRO MARCHINI* (BRA) não largou

* categoria Trophy