Kauan Morais vence na abertura da temporada 2023 na Fórmula Vee

Em corrida acidentada e com pista molhada, piloto aproveitou bom momento para alcançar a primeira vitória no geral da Fórmula Vee.

O jovem piloto Kauan Morais, campeão na categoria Jr em 2022 do Campeonato Paulista de Fórmula Vee aproveitou a chance para vencer na geral na abertura da temporada 2023 em Interlagos.

O piloto que defende o título na categoria Jr, largou em 7º lugar na geral e aproveitou o acidente logo na largada para avançar, subindo para a quarta posição e se manter próximo aos líderes.

Na 5ª volta, Morais já aparecia na 5ª colocação, e mesmo líder na sua categoria (Jr.) o piloto aproveitou a pista molhada para se aproximar dos líderes, assumindo o segundo lugar restando 5 voltas para a bandeira quadriculada.

Kauan Morais vence na abertura da temporada 2023 na Fórmula Vee | Foto: Fernando Santos
Kauan Morais vence na abertura da temporada 2023 na Fórmula Vee | Foto: Fernando Santos

A bandeira quadriculada foi mostrada primeiro para o piloto do Fórmula Vee n° 1, o francês Laurent Guerinaud, mas logo após a prova os comissários desportivos da FASP julgaram que o acidente causado na largada foi causado pelo piloto, o punindo com acréscimo de 1 minuto ao seu tempo final.

A primeira vitória na geral logo no início de uma nova temporada, chega em ótimo momento, mostrando a evolução e o amadurecimento do piloto. “Contente demais com o resultado, mas ainda tenho muito o que aprender e a melhorar! Muito obrigado a todos que me ajudaram nesse início de temporada, meu parceiro Renan Casetta e principalmente ao meu pai por ter me ajudado a chegar até aqui”, finalizou o piloto.

Os carros da Fórmula Vee entram novamente na pista nesse domingo (12) para a realização da 2ª corrida do final de semana, a partir das 11h40 com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da RaceTV, fechando a 1ª etapa da temporada 2023 do Campeonato Paulista de Fórmula Vee.

Sobre Kauan Morais

O curitibano Kauan Morais sagrou-se em 2022 campeão na Fórmula Vee, tornando-se campeão pela categoria Junior – destinada a jovens talentos que desejam seguir os passos de nomes como Emerson e Wilson Fittipaldi que disputaram na categoria antes de migrar para a Europa no final dos anos de 1970.

Filho do piloto Israel Morais que participou de diversos campeonatos no Paraná e outros autódromos e faleceu no final de 2022, Kauan sempre recebeu o apoio da família para seguir seu próprio caminho, e assim desde os 8 anos de idade se dedicou a pilotar uma moto de motocross (corrida na terra). Aos 16 anos conheceu o Fórmula Vee Open, evento destinado apenas a pilotos iniciantes, sem experiências anteriores com carros realizado no ECPA, autódromo em Piracicaba, interior de São Paulo. Por decisão própria vendeu a moto, se inscreveu no torneiro e saiu correndo para andar pela primeira vez de kart, antes de sentar no carro de fórmula.

A participação foi positiva no torneiro em 2021, saindo de Piracicaba como vice-campeão da divisão prata do torneio. A mudança para os carros trouxe novos horizontes, como o convite para ser piloto de testes da Supercup V6, categoria de pick-ups que utiliza motores bi turbo de aproximadamente 450cv e pneus slicks – experimentando o carro pela primeira vez na pista de Cascavel (PR).

Depois do título na Fórmula Vee em 2022, agora Kauan Morais busca continuar evoluindo para alcançar as principais categorias do automobilismo nacional.

Fotos: Fernando Santos