Enzo Elias vence na estreia da StockCar

Enzo Elias vence na estreia da StockCar: piloto venceu bateria destinada aos pilotos convidados da corrida de duplas em Interlagos (SP).

Após a inversão dos dez primeiros do grid, a segunda bateria foi disputada apenas pelos pilotos convidados. O espanhol Albert Costa, convidado de Allam Khodair, largou na pole e manteve a frente. O catalão liderou com firmeza até a parada para a troca do pneu. Na volta para a pista, o convidado de Khodair deixou o carro escapar do traçado e perdeu a ponta para Enzo Elias, que cruzou a linha de chegada na frente e triunfou logo na sua corrida de estreia. Um presente de aniversário atrasado para quem completou 20 anos no último dia oito de fevereiro.



Elias vibrou com a conquista neste domingo. “É literalmente uma descarga de felicidade e emoção. A gente passa muita coisa para estar aqui… Eu me preparei muito e foquei muito nisso desde que recebi o convite. Só tenho a agradecer a todo mundo que me ajudou, principalmente ao Galid, por ter me proporcionado a chance de estar aqui”, comentou.

Gabriel Robe, que largou em décimo, escalou o pelotão e lutou com Augusto Farfus (convidado de Daniel Serra) pelo terceiro lugar nas voltas finais – mas não o superou. Robe garantiu o quarto lugar que valeu à parceria com Casagrande a vitória geral neste domingo. Pietro Fittipaldi (convidado de Tony Kanaan) largou em 21º e terminou em quinto, enquanto o holandês Jeroen Bleekemolen, que pilotou o carro de Rafael Suzuki, foi o sexto.



Campeão da Stock Series em 2017 e atual vice-campeão da categoria de acesso, Gabriel Robe comemorou ter ajudado Casagrande e aproveitou para pleitear um lugar no grid da Stock Car. “Não tenho palavras para agradecer ao Gabriel pela oportunidade. Terminar em quarto depois de sair em décimo e dar a vitória geral é o que importa. Dei bons pontos para o Gabriel brigar pelo título. Espero que isso tenha sido visto por todos os que estiveram aqui, investidores e patrocinadores. É a chance que busco de subir para a categoria principal. Mostrei que tenho condições de disputar de igual para igual com eles”.

A vitória geral, na somatória de pontos entre as duas corridas (a primeira, feita pelos pilotos titulares e a segunda pelos convidados), ficou com a dupla formada pelos “Gabriéis” Casagrande e Robe no Chevrolet Cruze #83 da equipe Vogel-A.Mattheis. Atual campeão, Casagrande venceu a primeira prova, enquanto Robe foi quarto colocado na segunda, garantindo a maior pontuação do fim de semana.



Alguns nomes tiveram um domingo complicado. Felipe Massa vinha em excelente décima posição, o que faria seu convidado Timo Glock largar da primeira posição na segunda prova. Um problema com o carro a quatro voltas do fim fez Massa abandonar a corrida. Assim, o alemão não teve a oportunidade de disputar a prova.

Rubens Barrichello também não teve o melhor de seus domingos. Correndo com o filho Dudu, Rubinho recolheu o carro aos boxes nas voltas iniciais da prova para que a equipe Full Time fizesse os reparos necessários a tempo de Dudu largar na segunda prova. O jovem Barrichello, no entanto, sofreu duas vezes com toques de adversários e também não completou.



Por outro lado, Tony Kanaan entregou seu carro para Pietro Fittipaldi na 20ª colocação, resultado da primeira prova. O piloto reserva da equipe Haas na Fórmula 1 fez corrida espetacular ao terminar a segunda disputa na quinta posição.

“Estou muito feliz, principalmente pelo Robe, de conquistarmos esse resultado juntos. Ele é um cara que merecia muito essa chance e representou muito bem nosso time. Confiei plenamente, e acho que a escolha foi muito acertada. Conseguimos o que viemos para fazer: pole position, vitória, volta mais rápida, e muitos pontos para o campeonato. Parabéns a todos da equipe AMattheis Vogel pelo carro que nos deram para pilotar”, comentou Gabriel Casagrande piloto do Chevrolet Cruze #83 da equipe Vogel-A.Mattheis, vencedor da Corrida de Duplas (1º colocado na Corrida 1). “Foi uma experiência incrível. Não tenho palavras para agradecer ao Gabriel pela oportunidade. Logo no primeiro treino, me adaptei rapidamente ao carro. O pessoal da equipe de engenharia fez um trabalho incrível no pré-corrida comigo. Cheguei em Interlagos pronto para fazer meu trabalho. Fui quarto no primeiro treino, liderei o segundo, então, mostrei velocidade desde o início das atividades. Na corrida, larguei em décimo, não fiz uma largada tão boa, mas estou muito feliz com o ritmo que imprimi na corrida. Terminar em quarto depois de sair de décimo foi positivo, e dar a vitória geral é o que importa. Dei bons pontos para o Gabriel, para ele brigar pelo campeonato desse ano”, finalizou Gabriel Robe, companheiro de Casagrande na Corrida de Duplas e 4º lugar na Corrida 2.



A segunda etapa da Stock Car Pro Series em 2022 está marcada para 20 de março e será disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO).

Resultados em Interlagos:
Bateria 1:
1º – Gabriel Casagrande/Gabriel Robe (AMattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) – 19 voltas
2º – Thiago Camilo/Dennis Dirani (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) – a 2s849
3º – Daniel Serra/Augusto Farfus (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) – a 4s073
4º – Marcos Gomes/Beto Cavaleiro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) – a 4s407
5º – Ricardo Zonta/Danilo Dirani (RCM Motorsport/Toyota Corolla) – a 9s561
6º – Gaetano di Mauro/Gabriel Bortoleto (KTF Sport/Chevrolet Cruze) – a 10s802
7º – Julio Campos/Marçal Müller (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) – a 11s704
8º – Galid Osman/Enzo Elias (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) – a 12s379
9º – Rafael Suzuki/Jeroen Bleekemoelen (Full Time Bassani/Toyota Corolla) – a 13s196
10º – Allam Khodair/Albert Costa (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 15s056

Bateria 2:
1º – Galid Osman/Enzo Elias (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) – 19 voltas
2º – Allam Khodair/Albert Costa (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 4s129
3º – Daniel Serra/Augusto Farfus (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) – a 7s997
4º – Gabriel Casagrande/Gabriel Robe (AMattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) – a 10s135
5º – Tony Kanaan/Pietro Fittipaldi (Full Time Bassani/Toyota Corolla) – a 17s386
6º – Rafael Suzuki/Jeroen Bleekemoelen (Full Time Bassani/Toyota Corolla) – a 18s905
7º – Ricardo Zonta/Danilo Dirani (RCM Motorsport/Toyota Corolla) – a 20s670
8º – Thiago Camilo/Dennis Dirani (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) – a 22s583
9º – Julio Campos/Marçal Müller (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) – a 23s348
10º – Lucas Foresti/Pietro Rimbano (KTF Sport/Chevrolet Cruze) – a 24s283

Classificação do campeonato:
1º – Gabriel Casagrande, 41 pontos
2º – Daniel Serra, 32
3º – Thiago Camilo, 31
4º – Galid Osman, 25
5º – Ricardo Zonta, 23
6º – Allam Khodair, 22
7º – Marcos Gomes, 19
8º – Rafael Suzuki, 19
9º – Júlio Campos, 18
10º – Gaetano di Mauro, 15

Campeonato por equipes:
1º – AMattheis Vogel Motorsport, 41
2º – Ipiranga Racing, 40
3º – Shell V-Power, 37
4º – Eurofarma RC, 32
5º – Full Time Bassani, 28
6º – RCM Motorsport, 23
7º – Blau Motorsport, 22
8º – Cavaleiro Sports, 19
9º – Lubrax Podium Stock Car, 18
10º – KTF Sports, 18



Todos os vencedores da Corrida de Duplas
2014 – Felipe Fraga e Rodrigo Sperafico – Vogel Motorsport – Chevrolet Sonic JL G-09
2015 – Ricardo Maurício e Néstor Girolami – Eurofarma RC – Chevrolet Sonic JL G-09
2016 – Marcos Gomes e Antonio Pizzonia – Voxx Racing Team – Peugeot 408 JL G-09
2017 – Daniel Serra e João Paulo de Oliveira – Eurofarma RC – Chevrolet Cruze JL G-09
2022 – Gabriel Casagrande e Gabriel Robe – AMattheis-Vogel – Chevrolet Cruze JL G-09