Extreme-E: Desert X Prix 2022

Extreme-E: Desert X Prix 2022, vai começar a primeira etapa da 2ª temporada das SUV´s elétricas em corridas extremas.

A 2ª temporada da Extreme-E terá início nessa sexta-feira (18) com a realização do shekedown pelas equipes, com duração de 30 minutos a partir das 16h00 (horário de Brasília), com transmissão pelo site da categoria.

O percurso de 6,9 ​​km em NEOM oferece cenários de tirar o fôlego, formações rochosas impressionantes e, claro, muitas mudanças de cores. Em forte contraste com o Desert X Prix de 2021 em Al’Ula, este fim de semana de corrida contará com uma largada que é todo em subida e leva os pilotos pela parte inferior do vale.



O primeiro ponto de passagem fica entre duas formações rochosas no topo de uma inclinação curta, mas íngreme, enquanto eles se dirigem para a primeira mudança brusca de direção quando os carros começam a descer para o meio do fundo do vale.

A poeira será um fator importante, mas a largura do vale oferece espaço mais do que suficiente para se esquivar de qualquer objeto levantado pelo carro da frente, permitindo que os pilotos permaneçam sempre rápidos. Por ser um percurso rápido, os pilotos provavelmente levarão o ODYSSEY 21 em potência máxima durante grande parte da volta.



Outra subida íngreme leva os carros até a primeira de duas seções técnicas enquanto sobem brevemente no topo da borda de uma formação rochosa, antes de uma curva acentuada à direita no ponto mais distante do percurso. Uma descida íngreme, mas espetacular, através da pesada areia vermelha traz os carros para o plano do segundo vale, antes de uma curta subida sobre outra colina se abrir para uma seção ampla e convidativa do percurso, onde uma infinidade de linhas de corrida tentarão os pilotos ultrapassar.

No último quarto do percurso e os pilotos estarão a toda velocidade para uma explosão na inclinação mais íngreme em areia profunda que certamente consumirá alguma energia da bateria. No topo da colina, os pilotos fazem uma curva fechada à direita e sobre uma crista cega, atingindo uma descida íngreme em direção ao penúltimo waypoint – uma esquerda apertada de 90 graus.

Mais uma vez na areia vermelha profunda, os carros estarão trabalhando duro e energizando o último longo percurso até o linha de chegada. Dependendo da estratégia, alguns pilotos podem usar o Hyperdrive aqui para alcançar o carro da frente enquanto ele sobe a colina, mas eles precisarão de atenção no ponto cego na curva final a noventa graus e em uma queda íngreme de tirar o fôlego. Os pilotos terão que confiar em sua habilidade e julgamento enquanto voam pela descida mais íngreme do percurso, chegando ao fundo pouco antes de cruzar a linha de chegada.



Pilotos e equipes confirmados para a abertura da Extreme-E:



XITE Energy Racing altera dupla

Confirmados para a temporada 2022 na equipe espanhola XITE Energy Racing, o britânico Oliver Bennett fará dupla com a pilota estreante Klara Anderson da Suécia; porém a estreia precisará ser adiada, já que a jovem testou positivo para COVID-19, e será substituída pela italiana Tamara Molinaro na etapa de abertura.

Onde assistir?

DATA/HORÁRIOEVENTOONDE ASSISTIR
18/02 – 16h00 às 16h30SHAKEDOWNMídias sociais ou site da Extreme-E
19/02 – 05h00 às 06h30QUALIFYING 1Star+, mídias socieias ou site da Extreme-E
19/02 – 09h00 às 10h30QUALIFYNG 2Star+, mídias socieias ou site da Extreme-E
20/02 – 06h00 – 07h00SEMI-FINAIS 1 e 2Star+, mídias socieias ou site da Extreme-E
20/02 – 09h00 – 11h00CORRIDA FINALSporTV 3, ESPN 4 Brazil e Star+