McLaren pronta para o Extreme-E

McLaren pronta para o Extreme-E: time inglês fará sua estréia na categoria elétrica de rally que utiliza SUV´s.

A partir desse final de semana (19 e 20 de fevereiro), a McLaren Racing escreve mais um capítulo na sua história estreando na 2ª temporada da Extreme-E, categoria que utiliza SUV´s elétricas e terá início na Arábia Saudita no Desert X Prix.



O carro da equipe foi apresentado na última semana em mesmo evento que o time mostrou ao público seus carros que disputarão o Mundial de Fórmula 1 (MCL36) e IndyCar, além dos respectivos pilotos: o McLaren MX Extreme-E será guiado pela pilota da Nova Zelândia Emma Gilmour e pelo americano Tanner Foust.

McLaren MX Extreme-E | foto: McLaren Racing



Emma Gilmour

Nascida na Nova Zelândia e anteriormente uma amazona competente, o interesse pelo automobilismo foi despertado puramente por acaso quando ela concordou em ser a co-piloto de um amigo que estava competindo em um rali. Emma venceu o prestigiado FIA Women in Motorsport e QMMF Cross Country Selection em 2015. Tormou-se a primeira mulher a vencer uma rodada do Campeonato de Rali da Nova Zelândia (NZRC) quando conquistou a vitória no Rally de Canterbury em 2016, além de conquistar o vice-campeonato no NZRC por três anos consecutivos.

Como piloto de fábrica da equipe Hyundai USA Global Rally Cross em 2014, ela chegou às finais em Las Vegas e às semifinais dos X Games.



Em 2008, em parceria com a co-piloto britânica Claire Mole, Emma terminou em 16º geral no WRC Rally da Nova Zelândia, e em 2009 a dupla alcançou o segundo lugar geral no Campeonato de Rally da Ásia-Pacífico.

Emma Gilmour foi anunciada como a primeira piloto feminina da McLaren Racing em novembro de 2021 na COP26 em evento que contou com a presença do Príncipe de Gales.

“Depois das férias de inverno, Tanner e eu estamos prontos para voltar ao carro e certamente mal podemos esperar para nos reunirmos com o nosso novo e espetacular carro. Não vimos o carro desde que o navio deixou o Reino Unido para transportá-lo para a Arábia Saudita no final de dezembro. Vai ser um reencontro! Temos uma grande equipe pequena pronta para nos acompanhar em nossa primeira temporada, bem como alguns locais de corrida épicos e desafiadores. Mal posso esperar!”, comentou Gilmour.



Tanner Foust

Piloto versátil e multitalentoso, conhecido por seu controle supremo do carro, Tanner é tricampeão de rallycross dos EUA (2010, 2011 e 2012), além de conquistar quatro medalhas de ouro nos X Games (2007, 2010 e 2013) e dois campeonatos de Fórmula Drift (2007 e 2008).

Bateu vários recordes mundiais, incluindo o surpreendente Hot Wheels Double Loop Dare, onde Foust pilotou um carro por um loop superior a 20 metros. Recordista de velocidade indoor para o Top Gear USA da TV e estabeleceu um recorde de salto de distância com Hot Wheels quando fez um salto de rampa a rampa de 332′ (8,43m aproximadamente) em um caminhão na Indy 500 em 2011.



Foust é o primeiro piloto americano a vencer uma rodada do Campeonato Europeu de Rallycross e terminou 2011 e 2012 entre os três primeiros. Em casa, Foust tem sido um piloto dominante no rallycross desde que o esporte de rallycross foi introduzido pela primeira vez nos Estados Unidos em 2010. Sua experiência de corrida variada inclui vários anos de competição de roda aberta, o Pikes Peak Hill Climb, corridas de rally, vários tipos de corridas de carros esportivos e o SCORE Baja. Ele representou os EUA na Race of Champions anual três vezes (2010, 2009, 2008).

Fora da pista, Tanner demonstra seu impressionante controle de carro e experiência de condução na câmera como apresentador do Top Gear do History Channel e realizando acrobacias para vários filmes, programas de TV e comerciais.

“O Extreme E vai exigir todas as habilidades de pilotagem que eu tenho, incluindo acrobacias. Não poderia haver uma série mais desafiadora quando você pensa nos locais em que ela corre. Eu era formado em ciências, então mal posso esperar para descobrir mais sobre o programa legado e ver os cientistas viajantes em ação. Emma teve um pouco de vantagem ao participar da temporada passada, então ela sabe mais sobre o que está por vir, mas estou abraçando o desafio do desconhecido. Temos apenas cinco corridas para deixar nossa marca e muito tempo entre elas para trabalhar em nossa estratégia, então quanto mais cedo começarmos, melhor.”, comentou Tanner.



Sobre o Extremo E:

Extreme E é uma nova série de corrida radical, que verá SUVs elétricos competindo em ambientes extremos em todo o mundo que já foram danificados ou afetados por questões climáticas e ambientais. A viagem global de cinco corridas destaca o impacto das mudanças climáticas e da interferência humana em alguns dos locais mais remotos do mundo e promove a adoção de veículos elétricos na busca por um futuro com menos carbono para o planeta.  

Para minimizar o impacto local, as corridas Extreme E não serão abertas aos espectadores, com os fãs convidados a acompanhar a ação por meio de transmissão ao vivo na TV e nas mídias sociais. 

O St. Helena, um antigo navio de carga de passageiros, passou por uma reforma de vários milhões de euros para minimizar as emissões e transformá-lo no centro de operações da Extreme E. O navio será usado para transportar carga e infraestrutura do campeonato, incluindo veículos, até o porto mais próximo, minimizando a pegada do Extreme E, além de ser usado para facilitar pesquisas científicas por meio de seu laboratório de bordo.

A Extreme E também é pioneira na tecnologia de célula de combustível de hidrogênio que permitirá que sua frota de corrida seja carregada usando energia de emissão zero. Esta solução inovadora da AFC Energy usa água e sol para gerar energia de hidrogênio. Não só este processo não emitirá emissões de gases de efeito estufa, como seu único subproduto será a água, que será utilizada em outros locais do local.